Arquivo Municipal de Porto Alegre

No sábado dia 08/05/10 a turma de Pós Graduação em Moda do Senac teve mais uma aula de campo e pela importância deste momento aqui estou eu para relatar .....
O Arquivo Histórico Moysés Vellinho desenvolve o Programa de Educação Patrimonial - com o objetivo de sensibilizar para a preservação e conservação de bens patrimoniais. Além é claro da importante função de guarda e disponibilização de documentos da memória coletiva da cidade de Porto Alegre. Mantém um acervo com mais de 1.300.000 documentos provenientes dos poderes Legislativo e Executivo, sendo o documento mais antigo datado de 1764.
A àrea ocupada é priveligiada: um sítio com mais de 5.000 m², com vegetação abundante e diversificada. O Arquivo Histórico ocupa dois chalés do final do século XIX e um prédio de 1999, construido para abrigar o acervo que conta com climatização e equipamento adequado ao perfeito acondicionamento da documentação.

A Instituição é responsável pelo recolhimento, organização, conservação e custódia da documentação permanente do município de Porto Alegre.
A natureza, os prédios históricos, as artes, os documentos, os livros, as diciplinas de história, ecologia, arquivologia são todos elementos que se interrelacionam nas oficinas e vivências lúdicas do Programa do Arquivo.

Destaque para a Ata datada de 1884 ( Quatro anos antes da Abolição da Escravatura), com capa em couro e tinta a base de ouro, onde relata os nomes dos proprietários de escravos e a quantidade que cada um possuia.
Destaque para o anúncio de JOIAS ( reparem que não havia acento) , datado de 30/02/1881 do Jornal Independente de Porto Alegre..

 
Revista O GLOBO de Porto Alegre. (Período Pòs 2ª Guerra Mundial)
 Destaque para o anúncio acima "ATELIER DE MODAS"
" Todos os trabalhos serão feitos a capricho e com a maxima promptidão, garantindo-se toda perfeição e a maior modicidade nos preços." Revista O GLOBO de 1916

Leiam por favor o texto acima no que se refere ao melhor presente que um noivo daria á sua amada. Vale a sugestão para o Dia dos Namorados.
Fica registrado aqui um especial agradecimento á Técnica em Cultura e Socióloga Rosane Maria Fluck, pelo especial carinho e dedicação com a turma da Pós em Moda /Senac e com a nossa querida Professora Thais Gomes de História da Moda.

O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho está situado na AV. Bento Gonçalves 1129 - Porto Alegre/RS - ( Fone 51 3219 7900)

Comentários