A Caverna dos Cristais Gigantes

Nesta época em que poucos acontecimentos nos assombram, a natureza nos brinda com uma extraordinária e única oportunidade para admirar, conhecer e proteger, um local excepcional, uma maravilha única de nosso planeta por sua grande beleza, valor geológico e científico: as Grutas de Naica, localizadas numa área de exploração Mineral, no estado de Chihuahua ao norte do México.

Nestas grutas os exploradores encontraram cristais de selenita com um metro de diâmetro e quinze metros de comprimento. Estão á 305 metros de profundidade e apresentam uma temperatura de até 60º e umidade de 100%.
Os cristais foram formados pelos líquidos hidrotermais que emanaram das câmaras de magma abaixo. A caverna foi descoberta quando os mineiros estavam perfurando a falha de Naica.

Atualmente, a companhia de mineração limitou a visitação das cavernas aos peritos e cientistas. Caçadores de minerais destruíram passagens e quebraram as câmaras por duas vezes, desde que foram descobertas. Além do calor, o ambiente é perigoso.
Quando a extração dos minérios de Naica já não for viável, a mina será fechada e as cavernas serão submergidas - e os cristais começarão a crescer outra vez.
A temperatura do local é mantida elevada devido a existência de uma câmara de magma incandescente situada abaixo do local.
Fonte:trilhaseaventuras

Comentários