A Cor do Titânio

O titânio é um metal duro e leve, de cor prata e baixa densidade. É o quarto metal estrutural pela abundância presente sobre a crosta terrestre, após o alumínio, ferro e o magnésio, e vem então antes dos metais amplamente empregados, como cobre colorido, zinco e cromo.
O titânio deve a sua resistência à corrosão pela presença de um filme protetor de óxido de titânio da espessura de poucos nanômetros, que pode ser modificado na espessura, na composição química e na estrutura cristalina, permitindo obter propriedades absolutamente particulares.
A tecnologia de coloração anódica do titânio foi desenvolvida por Pietro Pedeferri (5-6) até os anos 70 e é usada por ele para produção até ao limite da arte e da pesquisa científica. Mediante à patente Pedeferri é possível obter uma coloração anódica do titânio caracterizada por maior gama de cores, maior brilho e saturação das cores e maior resistência à abrasão.
Pulseira feita com Titânio
Graças ao nascimento da NanoSurfaces s.r.l., sociedade spin-off da Politécnica de Milão, tal tecnologia se tornou disponível ao mundo industrial nos setores do design, da joalheria, da arquitetura e da biomedicina, encontrando aplicações na realidade produtiva. Todos os produtos tratados com esta técnica com a patente Pedeferri (sobretudo em titânio puro) são absolutamente não confrontáveis com os obtidos mediante outros tratamentos hoje ofertados ao mercado.

Comentários