Joias de Salvador Dali

Esta é a contribuição do grande artista Salvador Dali (1904 - 1989) ao mundo da joalheria. O pintor nascido em Figueres na Espanha, foi líder do movimento surrealista e tornou-se famoso pelas suas pinturas figurando relógios derretidos. Dali também não resistiu aos encantos das gemas e metais preciosos e usou as jóias como um veículo para expressar seu talento. 
Dali começou a se aventurar como criador por volta de 1938. Ele fazia questão de escolher pessoalmente todas as gemas que seriam usadas, não só pela qualidade e cor, mas sim pelos sentimentos que as pedras causavam no pintor. Os temas das peças eram similares ao de suas pinturas: religião, mitologia, natureza e surrealismo. O trabalho de ourivesaria era executado pelas mãos do espanhol erradicado em Nova York, Carlos Alemany, o qual tinha o dom de capturar a visão do pintor de suas telas e transformá-las em lindas peças.
Em 1958 a coleção foi comprada pela Owen Cheatham Foundation, que expôs mundialmente as peças para angariar fundos para caridade. Hoje, as peças originais encontram-se no Teatro-Museo na cidade natal de Dali.

Comentários