14 de fevereiro de 2011

Salvador Dalí e Joan Miró em Porto Alegre

O Shopping Iguatemi Porto Alegre recebe até 15 de fevereiro uma exposição inédita com 40 litografias dos mestres catalães Joan Miró e Salvador Dalí. As obras integram as séries Maravillas con Variaciones Acrósticas en El Jardín de Miró, e La Divine Comédie, de Dalí, e vêm pela primeira vez ao Brasil, trazidas pela galeria Antic & Modern, de Barcelona, cujo proprietário, Ricardo Zielinsky, é gaúcho radicado na Espanha há seis anos.
Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893 e morreu em Palma de Maiorca, em 1983, aos 90 anos de idade. Escultor e pintor, no início da década de 1920, conheceu André Breton, criador do movimento surrealista, e, em 1925, participou da primeira exposição ao lado de outros artistas da corrente. Décadas depois, em 1944, Miró interessou-se também pela cerâmica e pela escultura.

Salvador Dalí nasceu em 1904, em Figueres, também na Catalunha, e morreu em 1989, aos 85 anos de idade. Uniu-se aos surrealistas em 1929 e, graças a seu talento em promover-se, logo se tornou o mais famoso representante do movimento. Além da pintura, Dalí marcou presença na escultura, com incursões pelo teatro, cinema e design de joias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...